quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Caro aluno (a)

Olá! Seja bem-vindo(a)! Esse é um blog destinado à postagem referente ao Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs (100h).

Queremos convidá-lo para uma fascinante aventura: refletir sobre algumas características da época em que vivemos, tomar consciência do papel da tecnologia na vida cotidiana, compreender a construção do conhecimento na sociedade da informação, descobrir como participar mais efetivamente desse processo e como inseri-lo em sua ação profissional de educador, contribuindo para a qualidade da educação e a inclusão social de crianças, jovens e adultos brasileiros.

Nos próximos meses, você vai interagir com seus colegas e com a equipe do curso e viver a estimulante experiência da construção coletiva de conhecimento, ou seja, ao mesmo tempo em que abordamos diversos temas relacionados à integração de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, vamos nos organizar como uma comunidade de prática e de aprendizagem.

Ao longo do curso, nos momentos a distância, você contará com diversos canais de comunicação, como o Fórum, tema: Dúvidas Pedagógicas, no qual poderá dialogar com seus colegas e seu formador, a fim de obter esclarecimentos sobre as atividades propostas ou comunicar algum fato que influencie sua participação no curso.

Desejamos que tenha sucesso nesta aventura de compreender o que significa ser professor na chamada sociedade do conhecimento. Bom curso para você! Um abraço da Equipe de Tutores dos Municípios de Cachoeiro e Mimoso do Sul.

53 comentários:

  1. Olá boa noite! Está sendo uma experiência incrível participar desta capacitação. Estou aprendendo e ampliando meus conhecimentos, além de interagir com vários colegas, trocar experiências.A cada módulo é uma expectativa de experiência e aprendizagem nova, sei que até ao final da capacitação terei uma bagagem maior.
    Nessa segunda unidade tive a oportunidade de navegar a deriva, descobrir as sensações de uma rede infinita de conhecimentos. Outro aspecto relevante diz respeito a navegação em hipertexto. São duas experiências que proporciona aprendizagens significativas.

    ResponderExcluir
  2. Saudações a todos coordenadores, tutores e cursistas.Estamos caminhando para a reta final deste curso, que vem ampliando nosso olhar mediante as ferramentas existentes no contexto escolar. Gostaria de agradecer a oportunidade e enaltecer as tutoras que acompanham nossa turma Marinete e Aldinete pelo apoio que nos tem dado.

    Ainda vale a pena sonhar!!!
    Gustavo Fassarella

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Gustavo, faço minhas suas palavras, o apoio dos gestores está sendo se suma importância não só no que diz respeito a fluência do curso e organização, mas na oportunidade de estarmos ampliando nosso conhecimento.
    Daiani

    ResponderExcluir
  5. Parabens aos coordenadores e tutores do curso TIC pelo excelente trabalho que sendo desenvolvido na capacitação dos professores.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde a todos!
    Também gostaria de parabenizar os coordenadores e tutores do curso TIC pelo pela estruturação e desenvolvimento da capacitação, tem sido um aprendizado muito prazeroso.
    Concordo com as postagens dos colegas.
    Não poderia deixar de comentar sobre o visual do blog que está fantástico!
    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde!
    Achei muito interessante esta proposta da capacitação a distância,a internet realmente é uma ferramenta importante de suporte ao professor e ao aluno, sendo que a aprendizagem é de responsabilidade de cada um, individualmente, buscando sempre mais e mais conhecimento, é que a qualidade educacional é atingida.
    Um forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde!
    Estou muito satisfeita em participar dessa capacitação onde posso interagir com meus colegas, e além do mais poder navegar em nuvens com mais prazer, oportunizando meus alunos um melhor envolvimento com as novas tecnologias,e inserindo-os no processo de inclusão digital.

    ResponderExcluir
  9. Marcia Rios T4

    Boa tarde a todos!

    A interação com os colegas mesmo a distância, as diferentes atividades propostas, etc. estão sendo ferramentas importantes para a minha reflexão sob minha prática. A cada dia que passa eu adquiro novos conhecimentos, amplio os que ja tinha e percebo o quanto a tecnologia pode ser "explorada" pela educação.

    ResponderExcluir
  10. Olá colegas cursitas, mais uma novidade para que possamos compartilhar nossas experiencias em sala de aula com o uso de diferentes tecnologias. Este blog facilitará nossa interação inclusive com as diferentes turmas de nosso curso. Acesse, envie comentários e incentive seus colegas de curso. Sucesso. Valdriany

    ResponderExcluir
  11. A cada módulo novos desafios, diferentes formas de interagir, novos catalisadores da educação sendo explorado. Estou adorando este universo cheio de surpresas e conhecimento.


    Sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  12. A busca continua da aprimoração do meu fazer pedagógico serviu de motivo para o inicio deste curso, a cada atividade realizada essa busca esta sendo saciada. Estou adorando o curso e principalmente a interação virtual.

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde a todos!
    Participar desta experiência está sendo para mim inesquecível. Eu apesar de já navegar, não tinha idéia de como a Internet pode aumentar meus conhecimentos, principalmente agora com este blog, onde posso compartilhar informações com os colegas de curso. Parabéns a todos participantes!

    ResponderExcluir
  14. Janaína.T5
    Olá,foi uma grande descoberta,principalmente para mim.Saber o uso da tecnologia na educação está sendo muito gratificante.O papel do educador hoje tem que mudar e para melhor,pois nossos alunos mudaram.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos. Está sendo muito satisfatório para mim este curso, pois as descobertas de caminhos que nos facilitam o desenvolvimento do trabalho tem sido fundamental, acredito que para todos nós participantes. Novos horizontes se abrem e nossos desafios aos poucos vão sendo superados. SUCESSO ABSOLUTO!!!
    13 de outubro de 2010. 9:20 carla coradini

    ResponderExcluir
  16. Olá, a todos! Fiquei muito satisfeita em saber que neste blog posso compartilhar minhas dúvidas e experiência com meus amigos. É muito bom conhecer novos caminhos de comunicação. Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  17. Olá colegas! Esta é uma nova experiência para mim. Espero que este bolg venha facilitar minha interação com novos colegas.Angela Togneri

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde a todos, venho por meio deste expressar minha alegria em visitar o nosso blog, onde podemos caminhar juntos para uma melhor formação! Ana Neris t-5

    ResponderExcluir
  19. Olá colegas... Estou bastante entusiasmado com este blog, amei ver as fotos e algumas atividades que foram feitas pelos colegas.
    O sucesso do curso é como uma corrente que não pode se quebrar, portanto, vamos nos ajudar para atingir o objetivo final que é a excelencia na qualidade do ensino com uso das tecnologias.

    Rafael Temporim Albernaz

    ResponderExcluir
  20. Olá colegas! Estou amando este curso, mas ainda sinto muita dificuldade. Ainda bem que tenho amigos que me ajudam muito. Não vou desistir, quero me sentir informatizada, estar por dentro das novas tecnologias. Sucesso a todos.marta Gomes

    ResponderExcluir
  21. Bom Dia! Estou muito contente em poder dar continuidade nessa capacitação com as tic. Já participei de um curso de 40hs e agora dando seguimento no de 100hs. Estou feliz, pois a cada atividade posso ampliar o meu conhecimento sobre as tecnologias existente em minha escola.Guilherme Martins Passos.

    ResponderExcluir
  22. Olá colegas!. Estou muito satisfeita com o curso e a criação do blog, pois está sendo uma oportunidade de troca de experiências e conhecimento dos trabalhos dos meus colegas. Sucesso.
    Simone

    ResponderExcluir
  23. Bom dia a todos!!!!!!!!
    Estou participando do curso nesta manhã e gostaria de expressar o quanto o curso em tecnologias estar sendo importante na minha vida profissional apesar das dificuldades esta sendo sanadas por profissionais capacitados e comprometidos com a educação e isto faz com que nós professores passamos a ter mais confiança e valorizados em um mundo tão competitivo e globalizado.
    Cursista: Sabrina Rosa de Oliveira

    ResponderExcluir
  24. O trabalho com as tics na educação além de enriquecer de forma atrativa o processo de ensino aprendizagem aprimora a produção dos nossos alunos, pois o envolvimento e interatividade proporcionados pela internet é grandemente enriquecedor.
    Vera L. R. Paula.
    Tutor: Márcio.
    Atv.2.4
    Turma-t5

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde a todos!
    Está sendo um prazer participar desta capacitação, pois tenho a oportunidade de trocar experiências, compartilhar com os colegas e conhecer um pouco do fazer pedagógico dos mesmos. A cada módulo vivencio novas oportunidades de aprendizagens, propiciando o enriquecendo da minha prática pedagógica. Sucesso a todos.
    Abraços.
    Maristela Wassoler T4

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde,
    Estou muito satisfeita com o curso, pois a cada momento aprendemos, pesquisamos, descobrimos e criamos variedades de coisas significativas e levando em consideração que podemos trocar experiências com os colegas, aumentando e aprimorando nossos conhecimentos e sempre inovando para um fazer diferente de maneira agradável.
    Abraços à todos.
    Lucila
    T1 Cachoeiro de Itapemirim

    ResponderExcluir
  27. É muito bom conhecer novos caminhos de comunicação.É uma experiência muito satisfatória estar interagindo com os colegas.Surgiram algumas dificuldades, mas estão sendo sanadas pelos tutores capacitados e comprometidos com a educação, e isto é que nos estimula a continuar.
    Estou gostando do curso, espero repassar para meus alunos de maneira prazeroza e inovadora.Laureni_t4

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde a todos!!
    É um prazer está participando desta capacitação, pois tenho a oportunidade de está interagindo com novas pessoas e trocando experiências exitosas que envolve a utilização de tecnologias no trabalho pedagógico na escola e também em meu cotidiano. Estou aprendendo bastante com os relatos dos colegas, aulas presenciais e também com as atividades postadas pelos mesmos. Com certeza até o final desta capacitação terei uma bagagem maior e assim amplio meus comhecimentos.
    Sucesso a todos.
    Abraços .
    Terlia Simão T5

    ResponderExcluir
  29. Boa noite!
    Amei o blog,muito interessante a troca de conhecimentos e opiniões buscando interagir com os colegas.
    sucesso!
    Telma Targa

    ResponderExcluir
  30. Olá! Boa noite!
    Estou muito feliz em estar participando desta capacitação, podendo ampliar meus conhecimentos e interagindo com meus colegas trocando experiências.
    Um abraço a todos!

    Arminda T4

    ResponderExcluir
  31. Olá Colegas!!!
    É muito bom participar e interagir com vocês neste blog. Estou aprendendo muitas coisas e espero que juntos possamos trabalhar pela melhoria da educação,usando cada vez mais dos recursos que o curso tem nos oferecido.
    saudações.
    Carolina Souza Moura T1
    ativ2-4

    ResponderExcluir
  32. Bom Dia aos meus amigos....
    A unidade dois foi muito enriquecedora, estou adorando o curso. O hipertexto contribui para a educação com a possibilidade de fazer, refazer, construir e produzir suas próprias descobertas acrescentando novos conhecimentos e olhares sobre o assunto. O hipertexto possui vantagens para ampliar o conhecimento de o tema pesquisado, porém, devemos tomar cuidado, pois algumas vezes encontramos links que nos deixa com dúvidas em relação ao assunto.
    Um Abraço....Tatiana Louzada Serbate
    Ativ 2-4

    ResponderExcluir
  33. Olá Colegas!!!
    É muito bom participar e interagir com vocês neste blog. Estou aprendendo muitas coisas e espero que juntos possamos trabalhar pela melhoria da educação,usando cada vez mais dos recursos que o curso tem nos oferecido.
    (Larrey Stimi de Castro "Ativ 2.4")

    ResponderExcluir
  34. Boa Tarde, Colegas,
    Está sendo muito interessante participar do Curso. Estou aprendendo muitas coisas e essa interação que faz parte nos traz conhecimentos para o nosso crescimento profissional, que nos é particular. Está valendo muito.
    Ativ-2_4Claudia

    ResponderExcluir
  35. É grande a satisfação de participar de um curso inovador, onde os professores tem a oportunidade de conhecer melhor as novas tecnologias, participar de blogs e interagir com os colegas.
    Erika-T5

    ResponderExcluir
  36. Parabéns aos Coordenadores e tutores do curso. Estamos ligados na educação do futuro, pois estamos aprendendo a participar de blogs,conhecendo hipertextos, navegar sem rumo abrindo caminhos para troca de experiências e trabalhar de forma interativa com o aluno. Está sendo dificil, mas isto nos acrescenta muito. Obrigada pela oportunidade.
    T5,Ativ2_4Claudia Cabral

    ResponderExcluir
  37. É com grande satisfação que falo sobre o curso Tecnologia na Educação, pois a cada encontro proporciona novos aprendizados, enriquecendo e aprimorando as práticas docentes e valorizando cada vez mais a interação e a troca de informações entre professor e aluno.

    ResponderExcluir
  38. Maria da Penha Gabriel23 de outubro de 2010 às 05:02

    Esse curso sobre tecnologia veio contribuir imensamente para a minha prática educacional referente aos dias atuais. Percebo nos encontros do mesmo, que o curso vem cada vez mais inserir os participantes aos uso dos recursos tecnológicos de forma a induzi-los a manuseá-los, bem como utilizá-los em suas aulas.

    ResponderExcluir
  39. Cristina Martins observou:
    Como costumo disser a aprendizagem é um constante na nossa vida. E com o curso Tecnologia na Educação venho aprendendo o grande universo da internet como ferramenta numa sala de aula,diversificando e enriquecendo cada vez mais as nossas aulas.

    ResponderExcluir
  40. Liana Mello F. dos Santos23 de outubro de 2010 às 05:25

    Olá amigos!
    É com grande satisfação que participo de curso sobre tecnologias educacionais,como é importante aprender e interagir com os participantes do curso e isso nos proporciona um leque de aprendizados e informações que nos fazem refletir sobre nossa prática educacional.
    Liana

    ResponderExcluir
  41. Ivana Martins´
    Bom dia,
    O curso TIC tem me proporcionado interagir e compartilhar experiências com os colegas.
    Confesso que muitas das minhas dificuldades em lidar com a internet foram sanadas com este curso.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia colegas,
    A possibilidade de interagir com meus colegas e com a equipe de curso tem sido uma estimulante experiência de construção coletiva de conhecimento. Reconheço que tenho ainda muito que aprender com a utilização das TICs. Porém,estou estimulada a buscar e aprender sempre mais com o meu grupo, e aplicar na prática pedagógica todo aprendizado aqui adquirido.

    ResponderExcluir
  43. Estou admirada comigo mesma em perceber o quanto já aprendi com esse curso. Nesse módulo venho buscando cada vez mais aprimorar meus conhecimentos, pois é assim descobrindo novos caminhos que vamos ampliando nosso olhar para as novas tecnologias e quando entramos em um site, seja ele qual for, e percebemos que podemos nos relacionar com as diversas possibilidades que ele, ou a Grande Rede nos oferece, é natural um deslumbramento, mas temos que nos cuidar para não cair na tentação de perdermos o foco e ficar a mercê de qualquer um enfim está sendo uma experiência muito gratificante em perceber que ainda posso contribuir de alguma forma com meus alunos.
    CELMA T4

    ResponderExcluir
  44. Estou adquirindo novas oportunidades de aprendizagens.Trabalhar com hipertextos abriu meus horizontes, pois é de fato um recurso que organiza conhecimentos, que possibilitam a construção de dados combinando som,imagem e texto, ou seja, é a própria internet que nada mais é que um grande hipertexto.
    Gostei muito do visual do blog.
    Parabéns!
    Um abraço a todos!

    Telma Novaes T5

    ResponderExcluir
  45. A proposta de capacitação a distância é se suma importância para nosso aprimoramento enquanto docentes, uma vez que a internet se torna uma ferramenta importante como auxílio ao professor e ao aluno. Todavia, para que ocorra o processo de ensino-aprendizagem depende de cada indivíduo, o qual deve estar numa busca sistemática para seu desenvolvimento...

    ABRAÇO A TODOS!!

    ResponderExcluir
  46. Este curso tem me possibilitado percorrer novos caminhos. É um novo desafio a cada módulo e gosto disto, pois funciona como estímulo para buscar mais informação, estabelecer parcerias, utilizar os novos recursos tecnológicos para me aperfeiçoar enquanto educadora. Sei que tem muito trabalho pela frente, mas tentarei fazer o melhor. Mãos à obra!

    ResponderExcluir
  47. maria cristina soares da costa1 de novembro de 2010 às 03:13

    Este curso está nos dando a possibilidade de aumentar os nossos conhecimentos e aprimorar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  48. O curso esta sendo muito proveitoso, pois esta me possibilitando ser criativa em minhas aulas utilizando as tecnologias de minha escola e também adquirindo mais conhecimentos sobre elas.
    Meus alunos estão gostando muito de minhas aulas que se tornaram ainda mais diversificadas.
    Abraços a todos!
    Sandra Mongin

    ResponderExcluir
  49. O curso está sendo muito relevante ao aprendizado docente, pois nos disponibiliza mecanismos necessários relevantes a nossa aula.
    Na prática vejo a mudança acontecer.
    Alex Sufiati - T1- Cacheoeiro de Itapemirim.

    ResponderExcluir
  50. O curso vem proporcionado a nós cursistas avanços significativos sobre o uso das TIC no ensino-aprendizagem,além da prática docente vem também despertar novos desejos sobre o tema, ou seja sua aplicação é de grande valia, tanto profissional, quanto pessoal.
    andressal - T1- Cachoeiro de Itapemirim

    ResponderExcluir
  51. Bom dia Colegas,
    É muito gratificante está participando deste curso enriquecedor, pois a cada atividade que realizo apendendo ainda mais e aprimoro meu fazer pedagógico.

    Roberta de Cássia Louzada Lopes Benincá - T3 - Cachoeiro de Itapemirim

    ResponderExcluir
  52. Trabalhar com hipertextos foi de suma importância, visto a amplitude de tal ferramenta na prática de ensino-aprendizagem.
    Tal recurso muito contribui com os temas abordados em sala de aula, permitindo comparação entre os mesmos.
    Eliana da Costa Alves - T1- Cachoeiro de Itapemirim

    ResponderExcluir
  53. Os hipertextos são gratificantes como recurso de pesquisa,pois permite novos focos sobre os temas abordados em sala de aula.
    Em minha prática de ensino-aprendizagem esta ferrramenta é indispensável, pois através deste recurso obtenho maior participação dos meus alunos.
    Luciana Porto- T1- Cachoeiro de Itapemirim

    ResponderExcluir