quarta-feira, 29 de setembro de 2010

INTERNET,HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA




Neste módulo você irá vivenciar novas linguagens e formas de trabalho, conhecendo e experimentando hipertextos e diversas feramentas de produção coletiva o que chamamos de hipermidia, as experiências relatadas por vocês com foco na grande contrução coletiva acontecerá neste contexto de aprendizagem.

A expectativa é de que você se torne capaz de:
•Navegar pela Internet e planejar seu uso em atividades visando à aprendizagem e/ou ao ensino.
•Navegar em ambientes hipertextuais, usando navegadores comuns.
•Reconhecer hipertextos como ambientes não lineares de leitura e de produção textual.
•Reconhecer que a leitura de um hipertexto é uma forma de co-autoria do que se lê.
•Produzir hipertextos simples, sendo capaz de incluir vínculos para outros textos, para páginas na Internet e para outros pontos do mesmo texto.
•Criar algumas possibilidades de uso de ambientes hipertextuais em educação e experimentá-las em situações reais na escola, com alunos.

45 comentários:

  1. Neste módulo tivemos a oportunidade de entender o que é hipertexto e hiperlink, conhecer de forma mais detalhada este maravilhoso mundo que nos encanta a cada dia mais.Tivemos a oportunidade de confeccionar nosso próprio hipertexto e levar esta novidade para dentro de sala, fazendo com que nossos alunos construam seu próprio documento.

    Ainda vale a pena sonhar!
    Gustavo Fassarella.

    ResponderExcluir
  2. EVERTON DA SILVA ;TURMA:T4
    O módulo II é fantástico.Pois o mesmo nos proporcionou novos conhecimentos e formas de linguagens que antes não dominávamos.A oportunidade de construir esse conhecimento com os alunos nos permite uma maior interação e flexibilidade ao navegar.Ou seja, podemos errar e começar de novo sem medos que outrora nos impediámos de navegar com liberdade de consciência.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Marcia Rios: T4

    Estou adorando este módulo. As confecções das atividades estão ampliando a minha visão sobre o que até então era apenas navegar.

    ResponderExcluir
  6. Para mim que tenho pouca experiência com o uso das novas tecnologias está sendo muito produtivo a atividade desse módulo. Fiquei muito motivada a aprender mais e poder criar textos com links é maravilhoso. Com certeza esse conhecimento vai me ajudar bastante no meu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. A unidade 2 está sendo muito enriquecedora. Há muito tempo tenho contato com computadores,mas sempre tem algo novo a aprender.
    As TIC's são muito importante para nós professores que estamos sempre buscando novidades para despertar a atenção dos nossos alunos.
    O mundo mudou, os nossos alunos mudaram e nós também precisamos mudar. O nosso papel, como educador é essencial na vida dos nossos estudantes.
    Vamos lá. Temos que chegar até o final.

    ResponderExcluir
  8. Estou admirada comigo mesma em perceber o quanto já aprendi com esse curso. Nesse módulo venho buscando cada vez mais aprimorar meus conhecimentos, pois é assim descobrindo novos caminhos que vamos ampliando nosso olhar para as novas tecnologias e quando entramos em um site, seja ele qual for, e percebemos que podemos nos relacionar com as diversas possibilidades que ele, ou a Grande Rede nos oferece, é natural um deslumbramento, mas temos que nos cuidar para não cair na tentação de perdermos o foco e ficar a mercê de qualquer um enfim está sendo uma experiência muito gratificante em perceber que ainda posso contribuir de alguma forma com meus alunos.

    Celma T4

    ResponderExcluir
  9. A cada dia descobrindo novos os horizontes que existe no mundo virtual. Aprendendo, aprimorando e desenvolvendo novas habilidades. Minha visão sobre o uso de tecnologia na educação esta sendo ampliado diariamente através desse curso!

    Estou torcendo para que o próximo módulo seja tão interessante quanto este! :D

    ResponderExcluir
  10. Na unidade II do curso de TICs, conhecemos sobre hipertexto e como usa-lo no processo de aprendizado do aluno. Saber as possibilidades de seu uso na educação para assim usa-los em situações reais na escola.

    ResponderExcluir
  11. Com as atividades propostas ao longo do curso, e principalmente neste módulo a minha visão em relação ao uso de recursos tecnologicos na educação esta sendo ampliada diarimente, enriquecendo a prática do meu fazer como docente.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Quero deixar a minha imensa satisfação em particpar deste Blog. Com ele, podemos agora compartilhar idéias e assim enriquecer nosso estudo. No começo, confesso que tive dificuldades,mas, com a ajuda dos colegas estou conseguindo ampliar o meu conhecimento sobre Internet. O estudo ficou mais agradável.

    ResponderExcluir
  13. Está unidade II, é bastante enriquecedora, pois nesta parte, podemos nos interagir mais,e podemos ver como o computador + internet= educação, pois com o auxilio desta ferramenta, o apredizado se torna mais fácil e prazerozo.O hipertexto, é o mais utilizado pelo aluno, pois o leva a novos caminhos, se o professor souber orientar seus alunos, o mundo ainda tem jeito, pois o computador + internet, era vista como um inimigo do professor, e ao fazermos a TICs, vimos que podemos inovar mais e mais.Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Esta unidade 2 está sendo muito enriquecedora,foi muito bom descobrir o hipertexto e ver como ele pode ser uma ferramenta de grande ajuda nas minhas aulas.

    ResponderExcluir
  15. Esta unidade 2 tem sido muito enriquecedora,foi muito bom descobrir o hipertexto e ver meus alunos utilizando-os com prazer. O hipertexto pode ser uma ferramenta de grande ajuda nas minhas aulas.
    Cristiani.

    ResponderExcluir
  16. As atividades da unidade II proporcionaram um maior entendimento do conceito de hipertexto. Através dos conhecimentos adquiridos, o professor planeja melhor as suas aulas e consegue transmitir aos seus alunos uma nova visão em relação ao uso das novas tecnologias.
    Erika do Amaral Paixão

    ResponderExcluir
  17. Estou amando estas aulas. Gente que maravilha, quantas descobertas. Aprender a lidar a confeccionar um hipertexto é demais, muito interessante. Como isto vai ajudar a elaborar minhas aulas, fazendo-as mais instigantes. Fantástico!!!!
    Penha Targa

    ResponderExcluir
  18. A unidade 2 é de estrema importância na vida do professor,pois a partir dos hipertextos podemos enquanto professor elaborar aulas mais atrativas e interessante.

    Adriana rezende Bighi

    ResponderExcluir
  19. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes,

    ResponderExcluir
  20. Nesse módulo que nos remete a pensar nessa nova forma de educar pela navegação livre e através de hipertextos, é muito interessante, o fantástico mundo virtual que para nós é só mais uma ferramenta para nossos alunos isso significa parte do cotidiano deles.

    Os links que nos remetem a outros links, essa sinergia e facilidade de acesso ao conhecimento é muito interessante, se falássemos sobre isso aos nossos avós eles achariam que isso não seria possível nunca, como que nós de um livro entraríamos em outro livro e isso parece não ter fim, é uma rede, uma teia está tudo interligado.

    Alcione Silotti

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde pra todos! É um prazer esta fazendo esse curso com vcs, estou aprendendo mais ainda do que já sei. E vou passa para nossos alunos um mundo digital, sendo que tem aluno que não saber o que é computador, e com esse recurso chegando nas escolas, e professores se atualizando, busca o intere se dos alunos a estudar mais.

    ResponderExcluir
  22. Olá colegas!
    È muito bom participar desse curso, quantas descobertas e aprendizagens estão acontecendo conosco. E na unidade 2, pudemos navegar livremente e alçar imenso voo em hipertexto,linkando em diferentes horizontes, mas na certeza de um possível rumo em terra firme.Pois é nessa confiança que aperfeiçoamos e inovamos nossa prática em sala de aula.
    Sucesso a todos!!!
    Eliane Vargas

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde amigos , do curso.
    hipertexto, permite , navegar livremente , de maneira prazerosa e eficaz , pois linkando viajamos e trocamos experiências e ainda nos permite permializar uma nova prática, ou seja da aula com recursos diferenciados e de maneira que ensino e aprendo me tornando um profissional melhor ANA LUCIA MIRANDA SANTOS

    ResponderExcluir
  24. Nesse II módulo fiquei mais descontraída e estimulada a continuar as atividades, pois muito contribui para ampliação do meu conhecimento. Conseqüente ao módulo anterior, esse por sinal foi mais fácil poder navegar pela internet e também ampliar o conhecimento em hipertextos, possibilitando e oportunizando um aprendizado mais eficaz, pois apesar de pouca experiência com o computador, vejo a necessidade de buscar mais e, isso possibilita mais motivação e também saber que podemos criar textos com links e que isso é muito significativo para o aprendizado de nossos alunos, como também o nosso.

    ResponderExcluir
  25. Olá, colegas!
    O estudo das tecnologias tem contribuído tanto para o professor quanto para os alunos, pois é possível a inserção numa sociedade globalizada enquanto cidadãos críticos e informados. Armstrong

    ResponderExcluir
  26. Olá

    A grande revolução tecnológica em que estamos tem uma representatividade ímpar na história da humanidade mais que qualquer outra é silenciosa e ao mesmo tempo agressiva.

    O eproinfo é uma ajuda para nós professores a acompanharmos essa evolução tão marcante na humanidade, nos ajuda a aplicarmos tecnologia a nossos alunos.

    Alcione Silotti

    ResponderExcluir
  27. Na unidade II descobrimos as maravilhas do hipertexto e hiperlink. Um caminho que nos leva a novas idéias, novos horizontes revelando uma rede de conhecimentossem fim. Marcia Leonor

    ResponderExcluir
  28. Cristina Martins observou:
    Num momento em que se fala da interatividade e da transversalidade, os hipertextos aparecem como uma ferramenta maravilhosa que nos auxilia e enriquece nesse processo.
    E foi através desse curso que conheci essa ferramenta tão rica, que com certeza oportunizará uma aula completa e dinâmica.

    ResponderExcluir
  29. Ivana Martins Alves Roberte23 de outubro de 2010 às 04:59

    Ivana Martins,
    Olá colegas,
    Este módelo só vem a acrescentar e enriquecer nosso aprendizado. Com os hipertextos e o uso das técnologias oportunizamos a nós um melhor planejamento das aulas, de forma lúdica e atrativa aos alunos.

    ResponderExcluir
  30. Liana Mello F. dos Santos23 de outubro de 2010 às 05:03

    Olá amigos do curso!
    Este módulo nos trouxe informações importantes para o nosso uso diário com o uso dos TICS.
    Aprendemos com o hipetexto,a navegar livremente conhecendo novos rumos a seguir ou navegamos de forma orientada.
    Enfim,tudo isso foi muito importante para nosso aprendizado diário na utilização das ferramentas da internet.
    Liana.

    ResponderExcluir
  31. O eproinfo nos oferece uma oportunidade única e muito interessante para que nós professores possamos acompanhar os avanços tecnológicos tão necessários aos dias atuais.Hoje vejo a necessidade de buscar sempre mais, e isso me possibilita maior motivação para prosseguir em busca de conhecimentos utilizando as TICs.

    ResponderExcluir
  32. Maria da Penha Gabriel23 de outubro de 2010 às 05:15

    Este módulo trouxe informações preciosas quanto a navegação na Internet e ao uso das TICS. O hipertexto veio direcionar esta navegação facilitando a utilização da mesma, tanto no curso como na preparação das atividades e no planejamento dos projetos educacionais propostos pelos participantes.

    ResponderExcluir
  33. Com neste módulo, aprendemos com os utilização do hipertexto como ferramenta pedagógica, promovendo a construções textuais destes elos acessíveis que poderão propiciar ao aprendiz a capacidade de dar relevância ao tema estudado, construído a partir da seleção de determinados ferranentas fundamentais para a costrução de sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  34. A cada módulo aumenta ainda mais o meu facínio pelo curso.Estou gratificada como o uso das TICS tem melhorado a minha prática pedagógica e houve mudanças até mesmo em minha vida pessoal, e o curso está apenas no inicio.

    ResponderExcluir
  35. Através da unidade 2 tive a oportunidade de me aperfeiçoar um pouco mais a cerca da utilização de hipertexto. E tive também uma experiencia maravilhosa com meus alunos na execução da atividade planejada.
    Estou AMANDO o curso.
    Mônica Pontes

    ResponderExcluir
  36. A unidade 2 tem acrescentado muito ao meu conhecimento, pois os conceitos de Hipertexto, Hiperlink estão mais definidos. Percebo com mais clareza a riqueza que há no texto não mais linear, abrindo assim novos caminhos que podem enriquecer a informação. Pode-se “linkar” vários pontos, sem contudo perder o foco, obrigando-nos a desenvolver o senso crítico para sermos capazes de selecionar a informação necessária ao momento. Está sendo enriquecedor a realização dos trabalhos e certamente minha prática pedagógica será modificada com a adoção de novas posturas.
    Sucesso para todos!!!

    ResponderExcluir
  37. A Unidade 2 está acrescentando muito em meu fazer pedagógico. Pois estou refletindo sobre a utilização de hipertextos para a pratica em sala de aula.
    Aurelio Marcos

    ResponderExcluir
  38. A Unidade 2 tem acrescentado muito ao meu fazer diário enquanto profissional na Área da Educação, pois estou aprendendo sobre a utilização de hipertextos e hiperlink para levar para a sala de aula e praticar com meus alunos. Clarice C. Menezes Lucas

    ResponderExcluir
  39. A unidade 2 muito tem contribuido para a minha pratica pedagogica ,pois estou aprendendo a utilizaçao de hipertextos e hiperlink para junto dos meus alunos colocarmos em pratica.
    Ronilce t4

    ResponderExcluir
  40. A unidade 2 muito contribuiu para minha aprendizagem,visto que as etapas elaboradas nesta unidade encontravam-se interligadas permitindo a compreensão continua da proposta do curso.
    andressal

    ResponderExcluir
  41. Estou adorando participar do curso. Temos aprendido e colocado em prática o que estamos vivenciando. Com certeza, nossas aulas ganharão em novas estratégias e,nossos alunos também!

    Natalia Silva de Carvalho - T5

    ResponderExcluir
  42. As atividades do módulo II foram prazerosas de realizar e muito importantes para a minha prática pedagógica. Apliquei esse conhecimento às minhas aulas e percebi o quanto os alunos ficaram entusiasmados, pois ao navegar pela Internet fazendo uso dos links, encontraram novos caminhos para alcançar seus objetivos.

    Maria José Sanches Miranda

    ResponderExcluir
  43. Danielle dos Santos Guimarães Lopes20 de novembro de 2010 às 03:17

    NA MINHA OPINIÃO AS ATIVIDADES DESSE MÓDULO ASSIM COMO TODO O CURSO,CONTRIBUI MUITO PARA NOSSO APERFEIÇOAMENTO E NOSSA PRÁTICA DOCENTE TENDO EM VISTA QUE TUDO HOJE EM DIA DEPENDE DE MEIOS INFORMATIZADOS.

    ResponderExcluir
  44. Após o inicio do curso tivemos acessos a muitos termos usados em meio digital, Hipertextos, hiperlinks... e outros já conhecidos na prática. Eu como outros Educadores enriquecemos a cada dia nossos conhecimentos, necessários, como ferramenta dessa nova era digital que se renova a curto tempo.
    Atenciosamente
    Priscila Montenegro Robles Maciel

    ResponderExcluir
  45. Silvana SR Belloti
    O módulo II nos possibilitou esclarecer e compreender na íntegra conceitos importantes como, hipertexto, hiperlink, link,o que nos permitiu direcionar com mais clareza, ganho de tempo e qualidade não só na nossa prática pedagógica, mas no âmbito geral. O mais interessante que as buscas não estão atreladas a sequência e nós e quem direcionamos o limite.Em consequência disso, podemos assumir uma nova postura mediante ao uso das TICs.
    09 de dezembro de 2010.

    ResponderExcluir